Porque se comunicar

Comunicar é compartilhar. A comunicação, quando bem orquestrada, dá bons resultados para o negócio. São vários os públicos desta comunicação. A começar pela comunicação interna, aquela feita junto à colaboradores/funcionários e continuando pela externa, que seria a imprensa, comunidade, clientes e demais parceiros da cadeia produtiva. Importante que haja uma integração entre ambas, formando uma sinergia. Esta comunicação integrada é vital seja para promover uma marca, serviço, objetivos da instituição, mensagens diversas, entre outros.

Comunicar, sempre em primeira mão, seu público interno, seus colaboradores, em todos os níveis, desde o chão de fábrica até a diretoria. Isso demonstra o quanto a empresa os prestigia e sabe que são seu principal capital. A comunicação os envolve mais no trabalho, faz com que conheçam melhor os objetivos da empresa, e os tornam mais motivados e confiantes sobre a participação em cada conquista. Então: envolver toda a equipe em um processo comunicativo constante e bem feito é um dos passos de comunicação mais importante, não importando o tamanho da empresa.

Imagine o funcionário viver sabendo novidades da empresa o qual trabalha pelos jornais e revistas ou mídias sociais, sem receber nenhum comunicado interno ou qualquer outra forma de comunicação a respeito? Mesmo hoje, vivendo em um mundo globalizado, de comunicação “on line”, esta infelizmente ainda é a realidade de várias empresas, que não dão atenção aos que fazem, muitas vezes, com que aquela notícia da mídia aconteça. Mas muitas empresas já perceberam que o primeiro cliente a ser conquistado é o cliente interno.

Entretanto, nem tudo que é relevante para o público interno é para o externo. A comunicação externa visa levar a organização ao conhecimento público. É a maneira com que a empresa comunica-se com seu público-alvo na divulgação de seus produtos, serviços e marca. Neste caso, também é necessário um trabalho muito bem feito e todo cuidado é pouco. Já a comunicação interna tem o objetivo de transmitir a todo o conjunto da organização as mensagens importantes (objetivos, formação, mudanças); tornar coesas as equipes de trabalho; e facilitar procedimentos ágeis, participação eficaz e decisões dinâmicas; além de dispor de uma maior eficácia operacional.

Ai, então, chega-se ao desafio maior: a criação de uma comunicação integrada. Refere-se a estratégias, planejamentos integrando a comunicação interna com a externa para alcançar um objetivo, meta de uma determinada organização. Incluindo, evidente, a criação de mídias sociais relacionadas aos objetivos da empresa: Linkedin e Facebook ou apenas Instagram, enfim analisar a que mais se adequa aos públicos-alvos de interesse.

Para desenvolver comunicações eficazes é necessário identificar o público-alvo ou públicos-alvos, determinar os objetivos da comunicação, criar a mensagem, avaliar os canais e mensurar resultados, entre outros. De preferência este processo deve ser compartilhado entre todas as instâncias da organização.
A comunicação institucional visa conquistar a confiança dos públicos de seu interesse, transmitindo a missão, a visão e os valores da organização. Para tal pode-se utilizar diversos meios como: a propaganda, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a editoração, o marketing social, o marketing digital, as relações públicas, entre outros.

A comunicação integrada assume cada vez mais um papel primordial. Agora é arregaçar as mangas e iniciar o trabalho: vamos nos comunicar.

Deborah Ferreira
Jornalista
Diretora da Tudo em Comunicação